sábado, 17 de dezembro de 2011

Eddie Van Halen: Escalas Simétricas

De Gibson.com:


Escalas simétricas são uma das mais divertidas - e mais fáceis de se quebrar a cabeça também - formas de fazer música harmonicamente interessante sem ter que passar 10 anos na escola de música (embora se você pode dar ao luxo de passar 10 anos na escola de música, por favor, então diga-me tudo que sabe para que eu possa viver vicariamente com você esses momentos, porque isso soa rad!). Dois expoentes muito conhecidos da escala simétrica são Eddie Van Halen e Dimebag Darrell. Darrell foi bastante aberto sobre o empréstimo da idéia de Eddie, cujo mais famoso exemplo da técnica pode ser ouvido em seu solo de "Ice Cream Man" do Van Halen, o álbum auto-intitulado. Eddie em "Ice Cream Man" começa o solo na chave da canção, mas rapidamente evolui para uma queda, bizarro, som por fora do meio de notas e nevões em cascata.
Então, o que é uma escala simétrica, e como ela ajudara você? Bem, é simplesmente uma escala "falsa", composta de repetir o padrão traste do mesmo em cada corda. Isto é: a reprodução de um padrão simétrico em cada corda. Não é realmente uma escala no sentido tradicional, uma vez que realmente incorpora fragmentos de todos os tipos de diferentes escalas "reais".
Uma palavra de cautela antes de irmos adiante: algumas das escalas mais legais que soam simétricas podem envolver trechos fretboards muito amplos, por isso certifique-se de aquecer as mãos antes. E para o poder máximo do rock e da liberdade ergonômico, aponte seu headstock da guitarra para o céu para alinhar melhor sua mão com o seu braço. Sério, não faça essas coisas até que você esteja aquecido. É sério.
Ok, agora veja este aviso de cuidados adequados para tendão, vamos olhar para alguns exemplos musicais. Cada um destes foi feita para ser tocado sobre uma nota 8 simples com abafamento (palm-muted) E5 vamp, para o acorde poder fazer 100bpm - basta contar "1-2-3-4-5-6-7-8" por barra para ter um som explosivo a distância.
O que você está vendo na figura 1 (abaixo) é uma escala composta dos trastes 12, 13 e 15 de cada corda. As notas são E F G A A# C D D# F G G# A B C D E F G. Como você verá, você não pode obter uma boa oitava repetida até chegar a corda anterior, já que ambas as mais baixas e mais altas cordas são ajustadas para E. Há algo friamente robótico sobre esta escala em particular, e faz também um agradável exercício de "hammer-on".

A Figura 2 é inteligentemente concebida para incluir um monte de repetições da mesma nota em cordas diferentes, que devem levar a algumas melodias muito interessantes.
A Figura 3 é um lick construído utilizando o mesmo padrão da Figura 2, mas desta vez ele tem alguma melodia, ao invés de ser apenas uma escala rápida. Eu propositadamente deixei qualquer tipo de articulação, porque aqui há muitas maneiras que você poderia fazê-la: você pode escolher todas as notas, você pode tocar em cada uma das 17 notas (e executar um "hammer-on" quando você precisa para alternar as cordas imediatamente após a nota bater a segunda nota de bar dois); se você pudesse escolher apenas uma nota, a primeira em cada corda ou deslizar o resto sobre ela - a escolha é sua. Você pode até criar padrões simétricos que exigem uma curva de uma determinada corda.
Agora, é claro, faça a sua própria escala simétrica e veja o que acontece. Obviamente, você pode fazer os alongamentos tão grandes como você possa gostar, especialmente se você decidir tocar uma nota ou duas. Você também não precisa limitar-se a um padrão por cordas. Por que não fazer um padrão de duas cordas que você queira repetir? Como sempre, tente se divertir! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário