quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Van Halen: Edward Van Halen No Kiss?!

 Ilustração por Michael Montgomery.


De Van Halen Store.com, vansucks.blogspot.com, Whiplash.net, Van Halen Comunidade Orkut


Van Halen & Kiss são duas das melhores bandas de Rock and Roll que existiu e sempre existirá em qualquer lugar atravéz de seu legado, carreira ou seja qualquer coisa que for falado ou ligado a elas neste universo. E o que existe de histórias, boatos entre essas duas bandas, é o que não falta, porque são lendas eternas do rock. E claro, o que sempre vai valer é o trabalho e a amizade entre ambas durante décadas, até nos dias atuais.


Vamos falar então um pouco dessas histórias fantásticas e incríveis entre ambas bandas, atravéz de artigos de jornais, revistas, opiniões de fãs e relatos de shows e muito mais!


The Inside - Van Halen Magazine (Edição 2, Verão 1995):
Por Geoff Bell


Gene Simmons, o baixista de olhos arregalados da banda Kiss, escreve em um novo livro como é que ele lidou com Eddie e Alex um pouco mais amplo do que apenas o infame das sessões de gravação de demos de 1977 do Van Halen. Em Kisstory, um livro comemorativo dos 20 anos de música da banda Kiss, Simmons explica que Eddie e Alex deram uma mão na gravação da demo da canção do Kiss - Christeen Sixteen. Eles gravaram no estúdio Village Recorders em Los Angeles e solo de Eddie foi tão bom que Ace Frehley, guitarrista do Kiss na época, copiou-nota-a-nota ao gravar a canção para o álbum "Love Gun" em 1977. Por que não nos surpreende? Mas aqui o choque é real: que as alegações de Simmons sobre Edward foram consideradas como um substituto para Ace Frehley, Ace depois deixou o Kiss em 1982. Supostamente, Edward perguntou até a Simmons se ele poderia participar do Kiss, porque ele estava tão frustrado com a situação com David Lee Roth.


Nota do Editor: Nós não estamos completamente convencidos de que as coisas estavam para baixo, exatamente como Simmons descreve no livro. Gene provavelmente pegou Ed em uma noite ruim e traduziu o incidente fora de contexto. Como todos sabemos, Ed não viaja sem Al - e não há nenhuma maneira de ir no inferno se Al jamais iria também se juntar-se ao Kiss. Quase podemos ver o incidente tão claro como o sangue falso no rosto de Gene Simmons: Eddie acorda com uma ressaca brutal e cabeças até a arena para o show daquela noite com ingressos esgotados. Ele corre para os caras e diz: "Ei cara, eu acordei esta manhã e percebi que a noite passada eu quase entrei no Kiss." Alex responde: "Porra, nós vamos ter que começar a mantê-lo na coleira!" Mike então olha para Ed e diz: "Ei, eu pensei que você parou de usar maquiagem, porque isso faz você olhar apenas como a Val".


Curiosidade postada no site Van do Halen:


- Quando o Kiss teve que substituir Ace Frehley em 1982, guitarristas bem conhecidos como Punky Meadows (Angel), Richie Sambora (Bon Jovi), e até mesmo Eddie Van Halen desejavam participar das audições para entrar no grupo. Eddie já tinha um relacionamento com o Kiss, pois Simmons indicou o Van Halen para um contrato com a Warner, e na época o guitarrista passava por problemas com o vocalista David Lee Roth.



O lance de "quem" chamou Paul Stanley ou Gene Simmons para ver o show do Van Halen em 1976:


Essa história de "quem" foi o cabeça que chamou um dos integrantes da banda para ver o show do Van Halen em uma noite, na maioria das vezes, sempre teve um nome diferente, ou seja, só para se amostrar e tentar conseguir 1 minuto de fama em sites, fóruns, ou seja lá como for. Mas o que valeu foi que ambos estiveram lá e viram tudo, ou somente um único integrante que viu tudo.


Segundo uma parte do texto do Wikipédia:


De acordo com um artigo do jornal LA Times, chamado de HOMEGROWN PUNK, publicado por Robert Hilburn no dia 04 de janeiro de 1977, Rodney Bingenheimer viu o Van Halen no clube Gazzarri no verão de 1976, assim que viu, ele chamou Gene Simmons do Kiss para ver o Van Halen. Gene Simmons, em seguida, produziu uma fita demo para o Van Halen, iniciando as gravações nos estúdios Village Recorder em Los Angeles e terminando-as com overdubs no estúdio Electric Lady Studios, em Nova York. Simmons queria mudar o nome da banda para "Daddy Longlegs", mas banda continuou com o nome Van Halen. Simmons depois optou por uma maior participação na banda, depois de fazer a demo, mas o gerente do Kiss disse que "eles não tinham chance de fazer isso" e que ele não iria levá-los.


Rodney Bingenheimer - segundo o wikipédia, ele nasceu em 15 de dezembro de 1947, é um disc-jóquei de rádios de longa carreira. Atuou na estação de rádio rock KROQ, que é notável por ajudar a muitas bandas ícones se tornarem um sucesso no mercado americano. Sua contribuição para o negócio da música tem sido descrito como importante. Ele desenvolveu uma reputação ao ser o primeiro deejay americano a identificar novos artistas e tocar "novas bandas", como Blondie, os Ramones, o Sex Pistols, Duran Duran, The Cure, Joan Jett, No Doubt, Blur, Nirvana, Sonic Youth, The Bangles, X, Coldplay e muitos outros. Ele conseguiu uma chave, mas agora ela está extinta - a boate de Los Angeles chamada de English Disco fundada no início dos anos setenta. Ele foi o tema de um documentário, no final em Mayor of the Sunset Strip do cineasta George Hickenlooper, que contava a história de uma groupie que virou fazedor de reis, com um talento especial para fazer amigos na indústria da música. Ele foi descrito como uma "groupie famosa, agora respeitáveis" de Mick Jagger e ele tem muitos amigos de alto perfil. Em 2007, ele foi homenageado com a estrela de número 2,330th no Hollywood Boulevard.


Eddie Van Halen no site oficial da banda Kiss:


O Kiss havia feito em seu site na época, uma brincadeira onde se podia ver Eddie Van Halen se caracterizado como membro da banda, mas a postagem foi expirada do site, nem mesmo o site Way Back Machine conseguiu recuperar a sua foto ilustrativa!



Vamos agora aos vários comentários e opiniões de nossos grandes amigos da comunidade Van Halen no site de relacionamentos Orkut:


"Muita gente pode não saber, mas foi Gene Simmons quem descobriu os caras do Van Halen, no final dos anos 1970. Impressionado com o guitarrista, Simmons tratou de apadrinhar a banda rapidamente. Porém, a ligação entre os grupos não pára por aí. O disco "Love Gun", lançado em 1977, traz uma faixa chamada "Christine Sixteen", cantada por Simmons. Na versão original da demo, ao invés de Ace Frehley, o Kiss contou com Eddie Van Halen, que fez um belo solo para a canção. Como eu sei que o solo era belo? Fácil responder: no momento da gravação do disco, Ace Frehley seguiu fielmente o solo que Eddie Van Halen havia feito na demo. É mole?"


Henrique Inglez de Souza
(Guitar Player)


"Os momentos do VH com o KISS, na época de 81/82, Ace Frehley (guitarrista original do KISS) estava se indispondo com o KISS e Gene (Simmons) e Paul (Stanley) resolveram recrutar alguns guitarristas para ajudarem a tocar no que seria o disco "creatures of the night".
Ocorre que entre esses guitarristas, nomes que se tornariam conhecidos até chegaram fazer uma jam session, como Richie Sambora (Bon Jovi).
Ed VH na época de 82 estava desgostoso com David (pra variar) e chegou até mesmo trocar algumas idéias com Gene Simmons. No final das contas, Vinnie Vincent acabou ocupando o lugar de Ace Frehley.
Interessante também foi a amizade criada entre o VH e KISS. Em um show de 82 (USA), David estava nos bastidores com o KISS, conversando e trocando algumas "bobagens".
Há uma foto de Alex VH com o saudoso Eric Carr (segundo baterista do KISS, que faleceu de câncer em 91), pelo ano de 1990/91. Em verdade, no mundo da música, algumas ligações são mais promocionais, mas o VH teve uma relação mais estreita com Gene Simmons no começo da carreira." - Carlos Boff


Van Halen's & Kiss (Fotos):
Edward Van Halen & Paul Stanley (1986)


Edward Van Halen & Gene Simmons (1992)


Sammy Hagar & Kiss (2000)


Michael Anthony & Gene Simmons (2000)


Eddie Van Halen & Bruce Kulick durante a The NAMM Show 2009:

Eddie Van Halen fala sobre o Kiss e Gene Simmons


Em 01/01/2000


Eu não vejo o Kiss  como uma coisa inspirada em relação a guitarra. Não estou detonando o Kiss. Eu amo Gene Simmons, ele nos ajudou no começo e sem ele, provavelmente não seríamos o que somos hoje. Mas daí a dizer que Ace Frehley foi a razão para alguém começar a tocar guitarra? - Eddie Van Halen
 
 
 

Gene Simmons & Paul Stanley Falam Sobre Eddie Van Halen
Postado por João Renato Alves | Em 21/09/11 | Fonte: Blog Van do Halen, Whiplash! e VHND.com:

Gene Simmons e Paul Stanley do Kiss também contribuiram para o livro de fotografias de Eddie Van Halen, ambos publicados pelo lendário fotógrafo de rock Neil Zlozower. O Van Halen News Desk tem o exclusivo comentário de ambas as citações.

"Uma vez, quando ser um rockstar significava algo e as groupies se orgulhavam de si e com quem tinham passado a noite, fui convidado a ir ao Starwood Club, em Los Angeles, para ver um grupo chamado The Boyz. Levei Bebe Buell (mãe de Liv Tyler) junto e sentei próximo a Rodney Bingenheimer, rei da noite local. Esperamos a banda de abertura. 

"A vida é o que acontece quando você menos espera. Vi o Van Halen e fiquei boquiaberto. Eles detonaram.

"Após duas músicas, fui esperá-los nos bastidores e imediatamente ofereci um contrato e os levei ao estúdio. Um fabricante de iogurte estava esperando para financiá-los. Implorei para que não aceitassem. Voamos até Nova York e assinamos com minha produtora, Man Of 1000 Faces. Levei-os ao Electric Ladyland Studios para fazer uma demo de treze músicas. Também comprei sapatos de plataforma e calças de couro para Dave.

"Peguei a demo e mostrei aos outros caras do KISS e Bill Aucoin. Ninguém entendeu. Fiquei chocado. Devolvi a fita a eles, disse que tinha uma turnê para fazer e depois tentaria arrumar um contrato, mas depois de um tempo, rasguei o acordo e os deixei livres. Não levou muito para que a Warner Bros os chamasse.

"Eu descobri o Van Halen? Não. Eu estava lá. Eu vi. Eu sabia. Eu sou um fã."

— Gene Simmons.

"Lita Ford e eu fomos ver o Van Halen no Starwood em 1977. Fiquei surpreso e levei Gene comigo na noite seguinte. O carisma, presença de palco, a atitude e as grandes músicas, com arranjos matadores fez deles algo único. Tudo em Edward, de sua técnica ao desenho da guitarra o transformava em coração da banda. Claramente era alguém que tocava em alto nível e de acordo com suas regras.

"Muitos tentaram copiar seu estilo, mas sempre foi óbvio que, apesar de a imitação ser a forma mais sincera de elogio, apenas se aproxima do negócio real."

— Paul Stanley

Um comentário: