segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Van Halen: "Em Tua Honra"


De GuitarWorld.com:


Força da guitarra: 10 Mandamentos para tocar guitarra no estilo de Dimebag Darrell, Parte 1


por Scott Marano


Mandamento 1: Van Halen: "Em Tua Honra"


... E ZZ Top, Kiss, Judas Priest, Black Sabbath, Ted Nugent, Pat Travers, no início do Metallica (Kill 'em All, Ride the Lightning, Master of Puppets) e Randy Rhoads.


O impacto do Van Halen em tocar é inconfundível. A "vibe" do Van Halen no início é de longe a mais reconhecível influência no jogo de Dimebag Darrell. Dos ritmos grooves sendo tocados, ao tom, ao fraseado em sua forma de tocar chumbo, Dimebag teve a inspiração de Edward Van Halen e forjou sua própria identidade.


Peças como "Eruption" e "Spanish Fly" eram as favoritas de Dimebag, que iria tocá-las em seus solos de guitarra acompanhados dos integrantes da banda por volta dos primeiros dias de Pantera em clubes.
Dime foi anotado como sendo o "clone do Van Halen" no Texas, o famoso local que poderia tocar todos os licks mais impressionantes de seu herói. Além disso, o vínculo fraternal dos irmãos Van Halen's (Eddie na guitarra e Alex na bateria) foi espelhado no Pantera (Vinnie na bateria e na guitarra Dime).


O impacto do Van Halen ainda é sentido como as palavras "Van Halen" que foram realmente as últimas palavras de Dimebag falando antes que ele foi tragicamente assassinado. "Van Halen" para Dime era algo como que dissesse a seu irmão Vinnie antes de uma performance ao vivo para inspirá-los tanto para tocar em um divertimento, show, e animado balanço. Além disso, Dime foi realmente enterrado com a guitarra que o inspirou a maioria das vezes - a guitarra listrada em amarelo e preto de Eddie Van Halen que está na contra-capa do disco Van Halen II.
Para compreender verdadeiramente o modo de Dimebag tocar, é crucial absorver o "Van Halen" e sentir ele, bem como as técnicas e a atenção ao tom que foram uma parte do início dos anos de experiência do Van Halen.

Colaboração: Eduardo Porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário