sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Van Halen: Cigarro, Van Halen e o Free Jazz

 
De http://churrascomrockediscussao.blogspot.com:


Por Professor Everton


Quem tem mais de 30 anos lembra dessa propaganda, com ela conheci o Van Halen (a banda é autora da versão original de DREAMS). Bons tempos ... em que o mau gosto com a saúde era alavancado com bom gosto musical, estratégia de sucesso comercial nos anos 80. Os cigarros Holywood também usaram hits de várias bandas de rock, dentre elas o Kiss, Ásia, YES, Whitesnake, Peter Frampton dentre outras grandes bandas de muito sucesso na época para associar o seu produto (cigarro) com juventude, esporte e aventuras, mas cá entre nós, isto é uma completa inversão aos reais efeitos do cigarro. Cabe lembrar que Eddie Van Halen teve um câncer na língua alguns anos atrás em decorrência do fumo, e é ainda mais conhecido o caso dos  homens que apareceram na propaganda da Marlboro, no famoso papel do "Marlboro Man", chamados Wayne McLaren e David McLean, em que ambos morreram de câncer, levando os cigarros da Marlboro a receberem o apelido de "Cowboy killers".
Devido aos males que todos nós, fumantes ou não sabemos, no mundo todas as leis endureceram o cerco contra as propagandas de cigarro e proíbe-se cada vez mais o seu consumo em lugares públicos. Tais medidas se mostraram eficientes no Brasil por exemplo, onde em 1989 - 1/3 dos brasileiros com mais de 18 anos eram fumantes contra 1/5 dos atuais, ou seja, tivemos uma queda de 45% no índice de fumantes no país. 
                     
No entanto, há um lamento nessa história toda, pois na década de 1980 a indústria tabagista além de ocupar grande parte das propagandas televisivas com forte apelo emocional, as indústrias tabagistas patrocinavam vários eventos culturais, como o Free Jazz Festival que foi realizado entre 1985 e 2001 em São Paulo e Rio de Janeiro, que acabou definitivamente com o endurecimento das leis anti tabalistas em 2003.


Com uma lei anti tabagista em 2003 pôs fim ao maior festival do Brasil. Uma pena que tenhamos como efeitos colaterais dessas medidas a extinção de um grande festival do país e claro daquelas propagandas fantásticas da Holywood e Lucky Strick.

Um comentário: