sábado, 5 de novembro de 2011

Van Halen: Fotógrafo Neil Zloz Fala Sobre a Banda


Se você cresceu amando o Van Halen, Motley, e muitos do metal e hard rock mais fino, você conhece o trabalho do fotógrafo Neil Zlozower.
Especialmente se você é um fã de Van Halen, porque Zloz trabalhou com eles durante a era Roth, e foi praticamente considerado o quinto membro do grupo. Em 2007, Zloz colocou para fora o seu primeiro livro, "Van Halen: A História Visual 1978-1984", e agora Zloz dedicou suas melhores fotografias a Ed - em seu próprio livro, intitulado simplesmente de Eddie Van Halen, lançado em 19 de outubro. (Todos os livros de Zlozower são publicados pela Chronicle.) 
"Tanto quanto eu estou preocupado, Eddie mudou a cara da guitarra", diz Zlozower. "Houve pré-Eddie e pós-Eddie. Eu tenho um monte de imagens de Ed que o mundo jamais viu, e eu sinto que é hora de mostrá-las."

Nos dias atuais, um fotógrafo tem sorte de ter 20 minutos de tempo com um músico, mas Zloz teve acesso ao Van Halen, um acesso que muito poucos poderiam ter e chegar perto.


"Uma das razões para a banda gostar de mim era que eu era um deles", Zlozower continua. "Além de alguém que eu trabalhei, Ed foi um grande amigo na época. Nós costumávamos pegar o ônibus da turnê juntos e jogar video-games por horas e horas, assistir filmes, fazer o que os amigos fazem. Nós tínhamos algo muito em comum. Nós éramos da mesma idade, gostavamos das mesmas coisas naquela época, festas, meninas, e o nome dele."
Parte do que Zlozower sempre fez como fotógrafo de rock é que ele é um verdadeiro fã da música e dos artistas com quem ele trabalhou. Apesar de Neil não tocar guitarra, ele viveu o sonho de todo guitarrista nerd, em que ele estava constantemente perto dele, vendo Eddie tocar quando ele estava no topo da música. "Metade do tempo, eu estaria fotografando Ed, e ele nem sequer sabe que eu estava lá porque ele estava tão concentrado em sua guitarra", diz Zlozower. "Obviamente, houve momentos em que era hipnotizante. Vi coisas no palco e fora dele que foram surpreendentes."
O livro não só tem fotos incríveis de Ed tocando em sua banda, mas ele também vem com um prefácio/introdução de Slash, e comentários exclusivos de colegas e deuses como Jimmy Page, Angus Young, Ritchie Blackmore, Steve Vai, Joe Satriani, John 5, e Zakk Wylde, apenas citando alguns. Uma grande exclusividade é o comentário de Quincy Jones, que trabalhou com Ed quando ele estabeleceu o seu solo na música "Beat It" do álbum "Thriller" de Michael Jackson.
Quanto à banda e suas travessuras no backstage, Zloz diz que aqueles contos sórdidos realmente serão revelados um dia nessa longa estrada. (Ele tem imagens disso também, mas elas não poderiam ser publicadas por óbvias razões legais).

"Motley Crue é um suposto ser de bad boys do rock and roll, mas eu vi e fiz coisas piores de piores em turnê com o Van Halen do que eu já fiz com o Motley. Costumávamos fazer algumas coisas bastante doentes, loucas, selvagens, coisas insanas, e eu gostava de fazer parte da insanidade. Foi um grande momento. Foi pré-AIDS, e não havia escassez de meninas. Aqueles dias nunca mais serão revividos."

Para mais informações sobre o novo livro de Neil Zlozower ou encomendar cópias autografadas, visite a Van Halen Store.

Nenhum comentário:

Postar um comentário